Escola Waldorf Quintal Mágico
O Quintal Mágico é uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental criada pela Associação Quintais, um coletivo de famílias de Paraty que se uniu para promover uma educação de qualidade para seus filhos e a comunidade local na fase mais importante da formação da criança. O Quintal Mágico adota a Pedagogia Waldorf, que valoriza as atividades lúdicas, as artes, o cuidado com o ambiente, com as pessoas e com a natureza.

Iniciativa Rural Jardim do Beija-Flor
O Jardim do Beija-Flor é uma iniciativa de Educação Infantil criada pelas famílias do CELAVI - Comunidade Artística e Ecológica Leonardo da Vinci, em Paraty. Seu objetivo é a educação livre e a formação das crianças na natureza, onde se desenvolvem na companhia dos amigos, na presença de educadores especiais.

Rede de Educação Ambiental
A Coordenação de Educação Ambiental (CEA) da Prefeitura de Paraty realiza ações junto a professores e crianças das escolas municipais e, com a intenção de fortalecer esse trabalho, instituições da cidade se uniram para formar a REDE de apoio à CEA. Essa rede busca levar para a sala de aula as questões ambientais de Paraty e também levar os alunos e professores a atividades de campo.

Educação Complementar na Aldeia Guarani Araponga
O Instituto Oju Moran apoia o trabalho de um educador popular na aldeia guarani Arapona, situada nas montanhas de Paraty. De forma lúdica, ele realiza um trabalho de educação complementar à escola formal, valorizando os saberes e a cultura guarani. É um projeto paralelo a sua verdadeira escola a Opy (Casa de Reza), onde o cacique ensina as regras, os valores e a espiritualidade guarani. Além das ações educativas junto às crianças, há apoio também para a organização comunitária.

Cirandas na Educação
O Cirandas na Educação é um programa de formação continuada que visa fortalecer a rede local de educadores, bem como as suas relações com redes mais amplas. Faz-se por meio de um ciclo de encontros que valorizam a diversidade de saberes e que englobam, a um só tempo, a comunidade escolar de Paraty, educadores de cidades e estados vizinhos e a população paratiense. Trata-se, portanto, de um projeto que contribui com as relações pedagógicas muito além do território escolar.

Colégio Estadual CEMBRA
Esta escola conta com um grêmio estudantil articulado e um grupo de educadores comprometidos com a educação pública de qualidade. Esta escola recebe apoio para o Pré-ENEM Social e outras ações tecidas através do diálogo e da parceria.

Encontro de Iniciativas Livres em Educação Infantil
Organizado em parceria com a Iniciativa Rural Jardim do Beija Flor, o Encontro teve o intuito de conectar pessoas comprometidas com o desenvolvimento infantil saudável. Reuniu iniciativas livres, formais, informais e o poder público. A grande força está na troca de saberes e fazeres.