O Instituto Oju Moran divide suas ações em três frentes: Programa de Apoio à Formação de Educadores (PAFE), Programa de Apoio à Educação Transformadora (PAET) e a Escola Comunitária Cirandas. Assim, apoia a formação de educadores e de espaços educativos, além de realizar um projeto próprio na escola, com apoio da comunidade local.

Conheça mais nossas ações:

ESCOLA COMUNITÁRIA CIRANDAS
A Escola Comunitária Cirandas atende a 60 estudantes, com idades entre 6 e 15 anos, em um sistema organizado por ciclos (1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano). Quase todos os estudantes recebem bolsas parciais ou integrais, o que impulsiona uma comunidade escolar sociodiversa. A escola funciona em período integral.
Mais informações em http://www.escolacirandas.org

PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO DE EDUCADORES - PAFE
Desde de 2012, o IOM promove o Programa de Apoio à Formação de Educadores – PAFE, por acreditar que um educador é um ser inacabado e, portanto, que precisa estar em constante formação.
Os apoios são solicitados pelos próprios educadores em atendimento à editais públicos lançados anualmente. Os educadores apoiados realizam ações socioeducativas em locais carentes de educação de qualidade e reúnem-se mensalmente em uma Mesa de Trocas, onde o grupo estuda em conjunto um tema proposto pelo coletivo. Assim, a Mesa de Trocas é também um espaço de formação e reflexão.
Conheça o Edital 2017 e os novos educadores apoiados.

PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
O IOM também apoia escolas étnicas, públicas ou comunitárias, através de projetos de interesse coletivo que garantam mudanças estruturais na ação educativa e na gestão. Essas parcerias são tecidas de forma artesanal e acontecem a partir de visitas, do diálogo e da troca de saberes.
Iniciativas apoiadas

  1. Escola Waldorf Quintal Mágico – educação infantil
  2. Iniciativa Rural Jardim do Beija-Flor – educação infantil
  3. Apoio na articulação comunitária na Aldeia Guarani Araponga - educação popular
  4. Cirandas na Educação – formação de educadores
  5. Colégio Estadual CEMBRA – Ensino Fundamental e Médio e Formação de Professores
  6. Encontro de Iniciativas Livres em Educação Infantil

Para mais informações, enviar email para mariana@ojumoran.org ou pelo telefone (24) 3371-8452.